segunda-feira, 18 de abril de 2016

   
                                                             

                                          °Marte°

Marte é o quarto planeta a partir do Sol, o segundo menor do Sistema Solar e é muitas vezes, também chamado de "Planeta Vermelho".



 

Hoje vamos lhe apresentar mais informações, características e curiosidades sobre Marte

°Curiosidades;


1- Marte foi batizado com esse nome em homenagem ao deus romano da guerra, Marte (Ares, na mitologia grega), filho de Juno e de Júpiter, é considerado o deus do impulso, que seria responsável por tomar atitudes rápidas e determinadas;

2Marte é descrito como o "Planeta Vermelho" devido à superfície avermelhada causada pela concentração de óxido de ferro;



3Em comparação com a Terra, a atmosfera de Marte é muito rarefeita (tênue com baixa pressão atmosférica e com pouca concentração e variedade de gases), e a baixa pressão atmosférica - cerca de 100 vezes menor que na Terra - e a alta radiação presente no planeta deixa dúvidas sobre como o homem poderia sobreviver lá;


4Marte tem aproximadamente metade do diâmetro da Terra. Ele é menos denso do que a Terra, tendo cerca de 15% do seu volume e 11% de sua massa;


5Marte tem duas luas conhecidas, Fobos e Deimos. Fobos e Deimos eram filhos de Ares (na mitologia grega) com Afrodite. Fobos quer dizer medo e Deimos quer dizer pânico;


6Marte está sendo explorado por cinco espaçonaves atualmente: três em órbita e duas na superfície;


7-A gravidade na superfície de Marte é de cerca de 37% a gravidade encontrada na Terra. Isto significa que em Marte você poderia, em teoria, saltar três vezes mais alto do que você poderia na Terra;


8-Apenas 16 das 39 missões a Marte foram bem sucedidas


9-Vestígios de Marte já foram encontrados na Terra, acreditam que quantidades vestigiais da atmosfera marciana estavam dentro de meteoritos que o planeta lançou. Estes meteoritos teriam orbitado o Sistema Solar por milhões de anos antes de finalmente entrar na atmosfera da Terra e atingir o nosso solo. O estudo deste material permitiu aos cientistas descobrir mais sobre Marte antes de lançar missões espaciais;


10-Uma pessoa com 68 quilos pesaria apenas 26 quilos em Marte;


11-Um dia em Marte dura 24 horas e 37 minutos terrestres;


12-O ano em Marte dura 687 dias, o tempo que o planeta leva para dar uma volta completa em torno do Sol.

 °Água 

  Cientistas da Nasa anunciaram uma descoberta sem precedentes em Marte: pode existir provas de água líquida e corrente no planetaAs marcas escuras e estreitas, de cerca de 100 m de comprimento por 5 m largura, foram registradas pela sonda MRO em Marte. Cientistas da Nasa acreditam que os leitos provam que existe água líquida e corrente no planeta 
  Imagens de alta resolução mostraram ainda que as estrias aparecem nas encostas da cratera durante as estações quentes e alongam-se para, em seguida, desaparecerem durante as estações mais frias. Essa variação de temperatura sugere que elas sejam formadas por água líquida. Eles concluíram, portanto, que existe uma ligação entre as estrias e os sais depositados com o fluxo de água salgada em Marte. "A detecção de sais hidratados sobre as encostas (e não nos arredores) significa que a água desempenharia um papel vital na formação dessas estrias, segundo a Nasa, o próximo passo é mandar, em parceria com a Rússia, uma sonda para investigar o interior de Marte, o que está marcado já para 2016. Em 2018, deve ir uma sonda para análise da matéria orgânica. Em 2020, vai uma missão para coletar amostras do que está escondido sob a superfície e para descobrir se é possível enviar astronautas para o planeta.
  Porém não há quem acredite nessas informações, por marte ter uma atmosfera mais “fina”, ou seja, bem menos densa do que dos outros planetas, seria impossível existir água na forma líquida na superfície de Marte. Portanto, por lá, tudo seria bastante seco como um deserto.

Resultado de imagem para agua em marte


°Vulcões


  Os vulcões em Marte são divididos em três tipos: "Montes", "Tholis" e "Paterae". Os "Montes" são muito grandes, provavelmente basálticos e de leves inclinações. Os "Tholis" são menores e mais íngremes que os montes, com um aspecto abobadado (forma ou aspecto de abóbada; arqueado, abaulado). Os vulcões "Paterae" são muito variados, com inclinações muito rasas e caldeiras  (https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/afed6ad9-9f03-4ec6-9e36-24872d7f9839_l.jpgcomplexas. 
  É em Marte também que está localizada a "montanha" mais alta do Sistema Solar, o Monte Olimpo, que tem aproximadamente 27 quilômetros de altura e 600 quilômetros de diâmetro, sendo cerca de três vezes mais alta que o Monte Everest (8 848 m - China;Nepal), tem mais de 13 vezes a altura da Serra da Estrela (2 000 m - Portugal) e 9 vezes a altura do Pico da neblina (3 000 m - Brasil). O vulcão extinguiu-se há um milhão de anos atrás e encontra-se numa vasta região alta chamada Tharsis que contém vários vulcões gigantescos, que são cerca de 100 vezes maiores que aqueles encontrados na Terra O Planeta Vermelho também abriga o sistema de cânions mais longo e profundo do Sistema Solar: o Valles Marineris;

                                     Imagens do cânion para melhor visualização: 



°Calotas

  Marte tem muitas afinidades com a Terra. Assim como nosso planeta,  também tem calotas polares que contém água e dióxido de carbono gelados, um imenso desfiladeiro, planícies, antigos leitos de rios secos e até mesmo um lago congelado, descoberto há não muito tempo.
  A NASA divulgou imagens de calotas de gelo em Marte captadas pelo satélite Mars Reconnaissance Orbiter. A captação da imagem foi possível porque durante o verão os raios solares atingem a região polar. A Orbiter está  numa órbita baixa ao redor do planeta vermelho. Os cientistas esperam que o satélite responda questões ainda em aberto sobre a história e a distribuição da água do planeta. 




°Gravidade e Dimensões 

    A gravidade de Marte é muito menos densa que a da Terra e por isso os pesos lá seriam diferentes, o peso de um corpo na superfície da Terra sempre será 2,65 vezes maior que o peso do mesmo corpo na superfície de Marte, mas por conta da gravidade não se modificaria apenas esse fator. Se de uma hora para outra, o nosso planeta passasse a ter uma força gravitacional igual à de Marte ( 3,7 m/s2 contra os atuais 9,8 m/s2, que são da Terra), toda a vida terrestre caminharia para a extinção. Pouco a pouco, iríamos literalmente ficando sem ar. “Os gases da alta atmosfera escapariam da gravidade da Terra e se espalhariam pelo Universo”, diz o físico Odylio Aguiar. Com a atmosfera mais rarefeita, a água entraria em ebulição a uma temperatura inferior a 100°C”, afirma Aguiar. “Bastaria um clima ameno de 25°C para o mar ferver.” Como se não bastasse, a Lua se desgarraria da Terra.
   A gravidade determina a pressão, a densidade e a temperatura –que são as condições que dão forma aos elementos químicos. É a principal força,  que vai modelar física e geometricamente os seres vivos, Por isso, a Terra poderia abrigar bichos e plantas bem maiores que os atuais. No entanto, que não é apenas a gravidade que determina as dimensões dos seres vivos. Existem fatores biológicos, e não físicos, que limitam o tamanho dos animais e dos vegetais.Afinal de contas, existem na Terra desde camundongos minúsculos até grandes ratazanas, com estruturas físicas semelhantes; existiam no Brasil tatus e preguiças gigantes, que se extinguiram por motivos biológicos.
   Mas no meio hipotético da gravidade de Marte, levando em conta apenas o fator de resistência física, um elefante deste meio poderia ter um tamanho 2,5 vezes maior do que o elefante que conhecemos, mantendo as mesmas proporções. Para completar, o próprio homem se tornaria um gigante – pelo menos em força. Uma pessoa que consegue segurar ou erguer um objeto de 40 kg na gravidade normal, poderia com igual esforço, fazer o mesmo com um objeto de 100 kg.


°Viagens 


   A cada dois anos, a Terra e Marte atingem o seu ponto mais próximo, chamado de “oposição”, quando Marte fica a uma distância de aproximadamente 55 milhões quilômetros da Terra. E quando ocorre a oposição, as agências espaciais aproveitar o alinhamento orbital para enviar naves espaciais ao planeta vermelho. 
  O tempo total de viagem da Terra até Marte leva em torno de 150 a 300 dias, dependendo da velocidade do lançamento, o alinhamento da Terra e de Marte (Não pode apontar diretamente para Marte e começar a disparar foguetes, porque no momento do lançamento, Marte já teria se movido, em vez disso, a espaçonave lançada da Terra precisa ser apontada para onde Marte estará, claro que isso é feito com cálculos precisos). Realmente só depende da quantidade de combustível que você está disposto a queimar para chegar lá. Quanto mais combustível, menor tempo de viagem.
   A primeira nave espacial a fazer uma viagem da Terra para Marte foi a Mariner 4, da NASA, que foi lançado no dia 28 de Novembro de 1964 e chegou a Marte em 14 de julho de 1965, fazendo com sucesso uma série de 21 fotografias. O tempo total de voo da Mariner 4 foi de 228 dias.
   A segunda missão bem sucedida a Marte foi a Mariner 6, que decolou em 25 de fevereiro de 1969 e atingiu o planeta em 31 de Julho de 1969; um tempo de voo de apenas 156 dias. O sucesso da Mariner 7 se deu com apenas 131 dias para fazer a viagem. A Mariner 9, a primeira nave espacial a ir com sucesso em órbita em torno de Marte lançado no dia 30 de maio de 1971 e chegou no dia 13 de novembro de 1971, fez uma viagem por um período de 167 dias.

 
   Duzentas mil pessoas já se candidataram para participar do projeto Mars One, que em 2023, pretende levar astronautas para colonizar o Planeta Vermelho. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário