°Fusão e Fissão nuclear°
°Fissão é o processo de forçar a divisão de um átomo (bombardeando o núcleo) para formar dois outros , mais leves, totalmente instável, que se quebra formando dois novos elementos e liberando grandes quantidades de energia. A fissão nuclear foi usada para a destruição das cidades de Hiroshima e Nagasaki, em 1945, mostrou ao mundo o seu grande poder de destruição.
°Fusão é o processo de colidir dois átomos para formar um terceiro, mais pesado, gerando energia. Um exemplo de fusão nuclear é o que acontece o no interior das estrelas, ou como em 1952, foi criada a bomba H (bomba de hidrogênio), que tinha como reator nuclear a fusão do hidrogênio.
Atualmente, a produção de energia nuclear tem se destinado à obtenção de energia elétrica, chamadas de usinas termonucleares. A tecnologia nuclear é pode ser perigosa, já causou acidentes graves como o de Three Mile Island (EUA) e Chernobil (Ucrânia), com milhares de mortes e enfermidades decorrentes desses acidentes, como também no caso do acidente que ocorreu em Goiânia com césio-137. Além da perda de grandes áreas. A utilização desse tipo de tecnologia continua apresentando graves riscos para toda a humanidade. Reatores nucleares e instalações complementares geram grandes quantidades de lixo nuclear que precisam ficar sob vigilância por milhares de anos. Não se conhecem técnicas seguras de armazenamento do lixo nuclear gerado.
°Césio-137.
No dia 13 de setembro de 1987, em Goiânia, um equipamento que estava num prédio abandonado onde funcionava uma clínica desativada, contendo uma peça radioativa foi achado e aberto por catadores de papel, com objetivo de reaproveitamento de chumbo, porém Devair Ferreira, um dos catadores, levou o material para casa e mostrou para toda a comunidade.
O acidente foi descoberto duas semanas depois. Após os primeiros sinais de contágio pela radioatividade, onde mais de mil pessoas foram contaminadas por radiação, porém na ocasião, quatro morreram. Mas, estima-se que dezenas de pessoas faleceram em consequência de complicações desenvolvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário