Leis de Newton
Isaac Newton propôs as leis fundamentais para as bases da mecânica que descrevem o comportamento dos corpos em movimento.1° Lei de newton, Inercia:
“Todo corpo permanece em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele”
Essa Lei fala que a velocidade do vetor de um ponto material, não varia. Se um corpo tiver velocidade, e ela não for interferida, o corpo permanece com velocidade constante realizando movimento retilíneo e uniforme por causa da inercia, e se o corpo estiver em repouso ele permanecerá em repouso por sua inercia. Quando maior a massa de um corpo maior a sua inércia
Ex de inercia:
Quando os propulsores de um foguete (que já está no espaço) forem desligados, ele continuará se movimentando em linha reto e velocidade constante, por causa de sua inercia.
2° Lei de newton, Princípio Fundamental da Dinâmica:
“A mudança do movimento é proporcional à força motriz impressa e se faz segundo a linha reta pela qual se imprime essa força”
Essa lei diz que a força é qualquer ação ou influência que modifica o estado de repouso ou de movimento de um corpo, e que a força é um vetor que tem força e sentido. E quando várias forças atuam sobre um corpo, elas se somam ou se anulam, dando lugar para uma força resultante medida em Newtons (N).
Ex do Principio Fundamental da Dinâmica:
Os carros, caminhões ou qualquer automóvel pode aumentar e diminuir sua velocidade com a ação das forças do freio e do motor.
3° Lei de Newton, Princípio da Ação e Reação:
“A uma ação sempre se opõe uma reação igual, ou seja, as ações de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e se dirigem a partes contrárias “
Essa lei diz que os corpos podem exercer forças entre si, resultando movimento, regida pelo principio da ação e reação.
Toda vez que um corpo A exerce uma força em um corpo B, este também exerce em A uma força, essas forças:
- Têm mesma intensidade
- Têm mesma direção
- Têm sentidos opostos
- Têm a mesma natureza
Ex do Principio Fundamental da Dinâmica:
Quando um nadador vai competir, para adquirir velocidade, ele empurra a água para trás, e ela suscetivamente o empurra para frente.
E se o planeta parasse de girar? (Lei de inercia)
A Terra completa sua rotação a cada 24 horas a uma velocidade de aproximadamente 1.700 quilômetros por hora. Então, se ela tivesse freada brusca como de um carro faz com que os passageiros sejam jogados “para a frente”, com as pessoas da Terra aconteceria o mesmo caso o planeta decidisse parar de girar. “Os corpos arrancados da superfície voltariam a cair, já que 1.700 quilômetros por hora não é uma velocidade alta o suficiente para escapar do campo gravitacional e se perder no espaço”, afirma Rubens Machado, do departamento de astronomia da USP.