quinta-feira, 24 de março de 2016

                         Explicação e Diferenças

°Modelo Geocentrico e heliocentrico
° Big bang
°Leis de Kepler 






°Modelos




°Geocentrico

  O geocentrismo foi uma ideia dominante na Astronomia durante toda a Antiguidade e Idade Média. Foi Cláudio Ptolomeu, o último dos grandes astrônomos gregos (150 d.C.), quem construiu o modelo geocêntrico mais completo. O objetivo de Ptolomeu era produzir um modelo que permitisse prever a posição dos planetas de forma correta, e nesse ponto ele foi razoavelmente bem sucedido, pois esse modelo continuou sendo usado sem mudança substancial por 1300 anos. Esse modelo afirmava que o Sol, a Lua e os planetas giravam entorno da Terra na seguinte ordem: Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno, e afirmava que astros estariam fixados sobre esferas concêntricas e girariam com velocidades distintas.




 °Heliocentrico


O Heliocentrismo consiste em um modelo teórico de Sistema Solar feito pelo astrônomo e matemático Nicolau Copérnico (1473-1543).O modelo não foi aceito pela Igreja Católica, que adotava a teoria do Geocentrismo. 
A teoria Heliocêntrica foi aperfeiçoada e comprovada por Galileu Galilei, Kepler e Isaac Newton. Atualmente, é a mais aceita entre a comunidade científica. Esse modelo afirmava que os demais planetas se movem ao redor de um ponto vizinho ao Sol, sendo este, o verdadeiro centro do Sistema Solar, e a sucessão de dias e noites é uma consequência do movimento de rotação da Terra sobre seu próprio eixo.




° Big Bang

 
Até o momento, a explicação mais aceita sobre a origem do universo entre a comunidade cientifica é baseada na teoria da Grande Explosão, em inglês, Big Bang. Ela apoia-se, em parte, na teoria da relatividade do físico Albert Einstein (1879-1955) e nos estudos dos astrônomos Edwin Hubble (1889-1953) e Milton Humason (1891-1972) os quais demonstraram que o universo se encontra em constante expansão, ou seja, as galáxias estão se afastando umas das outras. A teoria do big bang pode se tornar um mito caso descubram uma nova teoria para o surgimento do universo.








°Leis de Kepler
1 lei:
 A Terra descreve uma trajetória na forma de um eclipse.


2 lei:
O raio que liga o centro do sol e o centro do planeta varre áreas proporcionais (k) aos intervalos de tempo dos percursos.

A= Áfelio (mais perto)
P= Pariélio (mais longe)
 Quando a distância ao sol é maior ele fica mais devagar e quando está mais perto mais rápido.


3 lei:
"Os quadrados dos períodos de translação dos planetas são proporcionais aos cubos dos raios de suas órbitas".